• Noethyl

Alimentos que Ajudam a Reduzir a Vontade de Beber


A vontade que algumas pessoas possuem em consumir álcool em excesso ou por períodos longos de tempo prejudicam várias funções dos órgãos do corpo. Existem alguns fatores que podem explicar essa dependência.

Um estudo feito pela Universidade da Carolina do Norte (UNC), em Chapel Hill, mostra que o desejo em consumir cada vez mais bebidas alcoólicas pode estar associado ao fato de que o corpo interpreta o álcool como se fosse açúcar, por conta da grande quantidade de calorias presente nessas bebidas.

Ao ingerir álcool, o pâncreas produz mais insulina para quebrar o açúcar no sangue, isso faz com que o nível de glicose diminua e leve a pessoa a ter uma possível crise de hipoglicemia. O mesmo estudo ainda mostrou que por conta desse fator, a compulsividade que algumas pessoas têm em comer doces pode estar associado a uma tendência ao alcoolismo.

ALIMENTOS COM GRANDE QUANTIDADE DE AÇÚCAR PRODUZEM DOPAMINA

Alimentos com elevada quantidade de açúcar estimulam a produção de um hormônio chamado dopamina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar. E é por isso que muitos encontram na bebida alcoólica um “refúgio” para o estresse e a depressão, mas acabam prejudicando a memória, o rendimento nas atividades do dia-a-dia e até mesmo levando ao um quadro de alcoolismo sem muitas vezes perceber.

Esses impulsos podem ser controlados com uma boa alimentação, existem alimentos capazes de reduzir o desejo de beber mais e a proteger os órgãos que são mais afetados pelo excesso de álcool. Indivíduos que já apresentam um quadro de alcoolismo devem evitar principalmente o consumo de açúcar, afim de diminuir a necessidade de voltar a beber, caso contrário as quedas e elevações do nível de açúcar no sangue provocada pela insulina contribuirá para a busca do vício.

ALIMENTOS ANTIOXIDANTES REDUZEM A VONTADE DE BEBER

Alimentos ideais para incluir no dia a dia são aqueles que contém antioxidantes, como as frutas e verduras. Ao consumir álcool, os índices de vitamina A e vitamina B são reduzidos, aumentando assim a ansiedade e prejudicando as funções do sistema imunológico. Para recuperar a perda desses nutrientes é importante aumentar o consumo de alimentos como cenoura, folhas verdes de cores escuras, melão, peixes, ovos, feijões, sementes, pimentões, batata doce, brócolis e cereais integrais que são ricos em vitamina A e B e permitem a sensação de saciedade por mais tempo.

As frutas em especifico são ricas em antioxidantes e auxiliam a diminuir a vontade de ingerir bebidas alcoólicas. O melão, abacaxi, maçã, morango, pera e maracujá são alguns exemplos. A uva já possui o álcool natural da fruta, o suco integral de uva ou a própria fruta são ótimas opções para aqueles que sentem muita vontade de beber.

A hidratação também deve aumentar, pois o álcool provoca uma desidratação e ocorre assim uma grande perda de sais minerais. Beber água e frutas são essenciais no processo de desintoxicação.

ERVAS MEDICINAIS E CHÁS

Algumas ervas que são utilizadas a séculos tem o poder de diminuir os sintomas da abstinência de álcool, como a erva-de-São-João, dente-de-leão, kudzu e cardo-mariano (cardo-leiteiro). A erva dente-de-leão e o cardo-leiteiro são duas ervas que limpam, desintoxicam e promovem o bom funcionamento do fígado, além de reduzir o consumo do álcool. O kudzu melhora o fluxo sanguíneo no organismo e promove a sensação de bem-estar.

A erva-de-São-João aumenta a produção de serotonina, dopamina e noradrenalina no organismo, o que diminui os sintomas da depressão, comum em viciados em álcool.

Para potencializar ainda mais os benefícios dessas ervas, combine-as com chás de capim-cidreira, melissa e camomila, que possuem propriedades calmantes que diminuem a ansiedade. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação não devem consumir as ervas sem antes consultar o seu médico, algumas plantas possuem propriedades abortivas.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Seguindo uma alimentação saudável, controlada, sem excesso de açúcar, gorduras e cafeína e rica em nutrientes, antioxidantes e vitaminas as chances da procura pelo álcool irá diminuir e além disso a saúde de vários órgãos do corpo, principalmente o fígado que é o mais prejudicado com o consumo excessivo estarão protegidos e saudáveis.

Fonte: http://www.noethyl.com/alimentos-reduzem-vontade-de-beber/

Veja também: Auxílio no tratamento para parar de beber com Anti-álcool

#alimentaçãosaudável #alcoolismo

725 visualizações

             2016 by Hugo Borges - Propriedade Intelectual e Inovação Empresarial. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veículadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.goodnutricongelados.com.br. É vetada sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.