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Alimentação saudável X Bom Humor: Saiba porque uma afeta o outro


Que uma alimentação saudável faz bem para a saúde, todo mundo já sabe, mas o assunto que abordaremos hoje é o quanto ela está diretamente ligada ao seu "bom humor".

Comer saudavelmente significa ingerir mais alimentos naturais com alto valor nutritivo, comer mais frutas, verduras e beber mais líquidos, ingerir menos gorduras trans, açúcares e sal. Tudo isso contribui para o bom funcionamento do nosso organismo. Os alimentos que estimulam a liberação dos chamados hormônios do bem-estar e que contêm as melhores proteínas para nos sentirmos bem com nós mesmos são os que carregam ácidos graxos ômega 3: as oleaginosas, as nozes, o abacate e os peixes.

Várias pesquisas apontam que o controle emocional é influenciado pelo que comemos, escolhendo os alimentos "certos", a comida pode estimular o bom Humor, e consequentemente na nossa autoestima. Sabe aquela velha frase “Somos o que comemos?” quer dizer que o que pensamos e sentimos está profundamente relacionado com o que levamos até a boca. Mas então, como funciona isso? Acontece que para garantir o bom humor, é necessário que a produção de neurotransmissores acompanhe a produção de informações a serem transmitidas. Nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais. Um destes neurotransmissores, a serotonina, é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor e também dando sensação de "saciedade", e a alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina.

Abaixo listamos alguns alimentos naturais e saudáveis que ajudam a levantar ainda mais o seu astral, bom humor, alto estima...

Frutas oleaginosas: nozes, castanhas, macadâmias, amêndoas e avelãs são fontes de triptofano, substância que favorece o bom-humor, e vitamina B1, que melhora a concentração. Também contêm doses caprichadas de selênio (principalmente a castanha do Pará). A falta desse mineral no organismo tem sido associado a quadros de depressão, irritação e ansiedade, de acordo com alguns estudos. As nozes, em especial, contêm inositol, fundamental para o correto funcionamento cerebral. Por serem muito calóricas, devem entrar na dieta em quantias moderadas. Recomendação de consumo: três a quatro unidades por dia.

Espinafre: fonte de inúmeros nutrientes, como folato, betacaroteno, vitaminas A e C, potássio, cálcio e ferro. Eles agem simultaneamente para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Também concentra magnésio, que atua na estabilização do metabolismo cerebral, ajudando a modular o humor. Recomendação de consumo: duas colheres de sopa de espinafre cozido ao dia. Vale alternar com outras folhas verdes escuras como couve, agrião e rúcula

Feijão: essa leguminosa apresenta muitas vitaminas do complexo B, como a vitamina B1, B5 e B6, que está envolvida na fabricação de enzimas responsáveis pelo metabolismo de substâncias químicas que regulam o humor, como a serotonina e a dopamina. Também apresenta ferro, potássio, zinco e hidratos de carbono, que ajudam a combater o baixo astral. Grão-de-bico, outra leguminosa, colabora com o bom-humor, pois é rico em triptofano, substância envolvida na produção de serotonina e bem-estar. Recomendação de consumo: quatro colheres (sopa) rasas, diariamente. Pode-se variar com outras leguminosas, como grão-de-bico e ervilha, que trazem o mesmo benefício

Lentilha: também do grupo das leguminosas, é importante fonte de cálcio, que participa da transmissão de impulsos nervosos e contribui significativamente para o aumento de bactérias benéficas para o intestino. Por conta disso, otimiza a absorção de alguns minerais importantes para a estabilização dos neurotransmissores, como o próprio cálcio e o magnésio. O equilíbrio entre esses dois minerais favorece o metabolismo cerebral, promovendo maior equilíbrio das sensações. Recomendação de consumo: uma concha média, três vezes por semana

Cereais integrais: milho, trigo e arroz (pão e massa integrais). Eles ajudam a produzir serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, além de conferir energia ao organismo. A proteína do milho, chamada de zeína, tem ainda a capacidade de atuar no sistema nervoso, evitando a depressão. Recomendação de consumo: cinco porções por dia (exemplos de porção: uma colher de sopa cheia de arroz integral / uma colher de sopa cheia de milho cozido / uma pegador de macarrão integral / uma fatia de pão integral / uma colher de cereal matinal integral)

Gérmen de trigo: é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, que ajudam na regulação do humor e diminuem a irritabilidade. Contém ainda inositol, substância necessária para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina (este último aumenta o equilíbrio dos neurônios). Sua vitamina B5 (ácido pantotênico), conhecida como vitamina antiestresse, também entra na síntese da acetilcolina, conferindo melhor adequação dos impulsos nervosos e das funções cerebrais. Recomendação de consumo: uma colher (sopa) diariamente

Chocolate/cacau: além de ser fonte de triptofano (precursor da serotonina), o cacau concentra outras substâncias benéficas para o humor, como a estimulante teobromina, a feniletilamina e o magnésio, que ajudam a elevar o astral. Ele contém ainda compostos que minimizam a degradação da anandamida, uma substância que prolonga a sensação de bem-estar. Recomendação de consumo: de 20 a 30 gramas diárias de chocolate com pelo menos 70% de cacau

Frutas vermelhas: amoras, morangos e cerejas são ricas em antocianidina, um poderoso antioxidante que defende o organismo contra os ataques dos radicais livres, e ajudam a modular o humor, afastando o baixo astral. São também ricas em vitamina B6, coadjuvante no metabolismo de substâncias que regulam o ânimo.

Como vimos, A alimentação é o combustível do corpo que proporciona energia para a vida, e o nosso corpo age de acordo com o tipo de alimento que ingerimos. Por isso, devemos cuidar do nosso organismo, nutrindo-o de alimentos nutritivos, funcionais e saudáveis.

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